top of page
Buscar
  • Foto do escritorShod Esportes

Será que conseguimos correr como os grande maratonistas?

Muita vezes nos sentimos como um atleta de elite correndo, mas será que qualquer pessoa pode correr como atleta de elite?

A principal questão talvez seja a técnica que utilizamos para correr. Será que tecnicamente os movimentos são os mesmos? Se correr é tão fácil porque não conseguimos correr como os quenianos?



Um artigo recente da Universidade de Salford, Manchester, Inglaterra, comparou 16 parâmetros biomecânicos em atletas de alta performance com atletas recreacionais. Encontrou diferença em 9 deles, e muitos deles com uma relação importante com a velocidade.


E o que foi diferente estre os grupos estudados? Dentre as variáveis estudadas os autores destacam que os atletas de AP em endurance mantém o comprimento de passada pela geração de um maior impulso vertical, e isso foi provocado por um maior componente vertical do centro de massa (CoM) após a propulsão, e consequentemente, aterrissando com um joelho mais estendido, mas com o pé mais próximo da projeção do quadril.

Portanto percebe-se que para correr como os atletas de alta performance há a necessidade de algumas alterações em termos biomecânicos, para que se consiga chegar a maiores velocidades. Não é simplesmente a questão da frequência e amplitude de passada, mas principalmente em relação ao aumento do impulso vertical após a propulsão.

3 visualizações0 comentário
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon
bottom of page